São Miguel do Iguaçu celebra a abertura da 1ª Festa Nacional do Músico com grande público e homenagens históricas
16/10/2025 São Miguel do Iguaçu
Evento reuniu artistas de várias regiões do Brasil e marcou o renascimento de uma das maiores celebrações da música popular, com apresentações, homenagens e integração cultural.

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou na noite de quarta-feira, 15, a abertura oficial da 1ª Festa Nacional do Músico, que marcou o início de uma grande celebração à música, à cultura e à alegria que movem o povo são-miguelense e artistas de todo o Brasil.

A Rua Coberta Addy Cavalca ficou lotada de público, que acompanhou com entusiasmo as apresentações das primeiras bandas e o reencontro histórico entre músicos de diversas regiões do país, especialmente do Sul. A cidade se tornou palco de uma verdadeira confraternização artística, reunindo talentos que fazem da música um símbolo de união, tradição e identidade cultural.

Durante a solenidade de abertura, foram entregues homenagens a personalidades e grupos que fizeram parte da história da festa, como a Banda Os Atuais, de Tucunduva (RS), idealizadora do evento em 1987.

O vocalista da banda Os Atuais, Olmar Kullmann, celebrou o retorno da Festa do Músico em São Miguel do Iguaçu. “Tudo começou em Tucunduva (RS), e estou emocionado em ser homenageado aqui em São Miguel do Iguaçu. Nas últimas edições da festa, conseguimos reunir mais de 60 bandas, expresso minha gratidão por participar desse novo momento, que marca o renascimento da tradicional Festa do Músico”, comentou.

O músico, professor e produtor Renato Dotto, que organizou oito edições do evento em Tucunduva e também foi homenageado, destacou a importância da continuidade dessa tradição. “Ver a Festa do Músico renascer em São Miguel do Iguaçu é motivo de grande emoção. Esse evento representa décadas de história, amizade e amor pela música. É bonito ver novas gerações dando sequência a um movimento que começou lá atrás com o mesmo propósito: valorizar o músico e celebrar a arte que nos une”, celebrou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valcir Teixeira, destacou o sucesso do primeiro dia de evento, que teve início com uma missa pela manhã, seguida de atividades com a comunidade e apresentações de bandas à noite. “A Rua Coberta se transformou em um grande centro de eventos, reunindo grupos musicais de várias regiões do Brasil e até da Argentina. O festival também conta com praça de alimentação, e cerca de 20 bandas se apresentarão entre nestes dois dias de evento. O evento é gratuito e aberto a toda a família, promovendo cultura, turismo e integração comunitária”, enfatizou.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Juliane Dandolini, ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “É um orgulho para o município sediar um evento que reúne tantas histórias e talentos. A música é um elo que une gerações e fortalece nossa comunidade”, afirmou.

Para o vice-prefeito, Cláudio Rodrigues, o município de São Miguel do Iguaçu tem orgulho de ser a capital brasileira da música nesses dois dias. “Um evento pensado para toda a comunidade, agradecimento especial a todos os envolvidos neste brilhante acontecimento”, destacou.

O prefeito Boaventura Motta destacou a importância da festa para o fortalecimento da cultura e do turismo local. “Esta festa representa a união dos povos através da música. São Miguel do Iguaçu se orgulha de acolher artistas de diversas regiões e de valorizar essa cultura que faz parte da nossa identidade”, destacou.

A programação da 1ª Festa Nacional do Músico segue nesta quinta-feira,16, com roda de chimarrão com os músicos as 16h00 e mais apresentações das bandas a partir das 19h00, na Rua Coberta Addy Cavalca.

Assessoria

Inscreva-se no nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *


“Nós sabemos, nós sabemos, nós sabemos…”

Ver muitas propagandas pode ser irritante — nós sabemos disso!
Mas elas são uma parte essencial para manter o Guia São Miguel no ar, livre e acessível a todos.

Agora, temos uma carta na manga que pode mudar o futuro do nosso jornal: o modelo financiado pelos leitores.

1️⃣ Independência total
Quando o jornal é sustentado por leitores, não precisamos seguir os interesses de nenhum grupo político ou empresário poderoso.
Podemos publicar o que for necessário — com verdade, coragem e compromisso com a comunidade.

2️⃣ Jornalismo de qualidade, não de cliques
Não precisamos correr atrás de manchetes vazias. Nosso foco é em histórias que realmente importam, que informam, inspiram e defendem o interesse público.

3️⃣ Acesso livre para todos
Com o apoio dos leitores, mantemos o site aberto e gratuito, alcançando o maior número possível de pessoas — inclusive em regiões onde a imprensa independente enfrenta desafios.

Se você acredita em jornalismo local, livre e corajoso, considere se juntar a esse grupo.
Cada contribuição, por menor que pareça, faz uma enorme diferença.

Chave Pix (CNPJ): 46.038.985/0001-45

Apoio mensal sugerido: R$ 5,00
Mas qualquer valor é bem-vindo — e o apoio recorrente é o que mais fortalece nosso trabalho e garante um jornalismo independente e destemido.

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS