O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu deu mais um passo importante na modernização da gestão pública com a continuidade da implantação do sistema de georreferenciamento territorial e urbano, baseado em Sistema de Informação Geográfica (SIG) em ambiente web. A iniciativa tem como objetivo qualificar o planejamento urbano, aprimorar a gestão tributária e ampliar a transparência e a eficiência dos serviços públicos.
Já foi entregue a Ordem de Serviço à empresa CTMGEO, especializada na customização, integração, manutenção evolutiva e suporte técnico de uma Plataforma de Gestão Territorial e Urbana Integrada, com armazenamento em nuvem e compatibilidade com os sistemas já utilizados pela prefeitura.
De acordo com o secretário de Planejamento, Luciano Aparecido Neris, entre as principais ações previstas estão o fornecimento anual de imagens aéreas de alta resolução, cobrindo toda a área urbana do município, além do mapeamento terrestre em 360 graus das vias urbanas. “Essas tecnologias permitirão maior detalhamento das edificações, lotes, vias públicas e equipamentos urbanos, servindo de base para o cadastro técnico multifinalitário”, destacou.
O sistema contará com diversos módulos integrados, abrangendo áreas estratégicas como cadastro tributário, gestão imobiliária, edição cartográfica, processos digitais, consulta prévia de viabilidade para obras e atividades econômicas, iluminação pública, arborização urbana, estradas rurais, cemitérios, patrimônio público, além de programas habitacionais e de assistência social.
“Também está prevista a continuidade e a disponibilização de aplicativo mobile para abertura de chamados georreferenciados pela população, fortalecendo a participação cidadã. Importante ressaltar que hoje já estão em funcionamento os pedidos para troca de lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública, bem como a solicitação de trituração de galhos”, lembrou o secretário.
Outro destaque da plataforma é o levantamento georreferenciado dos eixos de rios urbanos, garantindo maior precisão no mapeamento ambiental e no planejamento de ações preventivas e de preservação. O município também realizará o cadastramento de chácaras urbanas e o levantamento detalhado das estradas rurais.
Além da infraestrutura tecnológica, o sistema contempla consultoria e treinamento para servidores municipais, assegurando que as equipes técnicas estejam capacitadas para utilizar plenamente as ferramentas disponibilizadas. “A expectativa é que a plataforma contribua diretamente para a melhoria da arrecadação, a redução de inconsistências cadastrais, a agilização de processos administrativos e o suporte qualificado à tomada de decisões”, afirmou Neris.
Redação Guia São Miguel com informações da Assessoria
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
