Instabilidade atmosférica eleva risco de tempestades isoladas no Paraná
03/02/2026 Paraná
Sistema de baixa pressão mantém tempo abafado, com calor intenso, chuvas fortes e possibilidade de granizo entre terça e quarta-feira

A atuação do escoamento dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera, aliada ao desprendimento de um sistema de baixa pressão próximo à costa do Paraná e de São Paulo, favorece a formação de áreas de instabilidade sobre o território paranaense nesta terça-feira (03).

As chuvas terão distribuição irregular, mas há risco elevado para a ocorrência de tempestades isoladas, que podem vir acompanhadas de chuva intensa, fortes rajadas de vento, alta incidência de raios e até queda pontual de granizo.

Ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens, com maiores períodos de abertura principalmente no Sudoeste do estado. No período da tarde, as temperaturas máximas devem variar entre 28 °C e 30 °C na maior parte do Paraná.

Já nas regiões Oeste e Sudoeste, os termômetros podem se aproximar dos 33 °C. A combinação entre calor e elevada umidade contribui para uma sensação térmica de forte abafamento.

Na quarta-feira, as condições do tempo permanecem instáveis em razão da continuidade do sistema de baixa pressão próximo à costa paranaense. Estão previstas novas pancadas de chuva isoladas e de curta duração, acompanhadas de descargas elétricas, sobretudo a partir da tarde. As áreas de instabilidade tendem a se formar com maior frequência na metade leste do estado.

O tempo segue quente e úmido em todas as regiões. As temperaturas máximas poderão ultrapassar os 30 °C na metade oeste do Paraná, enquanto nas demais áreas os valores devem se aproximar dessa marca, mantendo a sensação de calor intenso e desconforto térmico.

Redação Guia São Miguel com informações do Simepar.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades:  https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * * 

Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
 

 
    MAIS NOTÍCIAS
      PARCEIROS