Um tornado de categoria F0, o mais fraco na Escala Fujita, foi confirmado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A classificação foi realizada por meteorologistas do Simepar, a partir da análise de imagens de radar e de vídeos que registraram os danos, no último sábado (07).
Apesar do susto, não houve registro oficial de vítimas nem atendimentos pela Defesa Civil. Tornados dessa intensidade apresentam ventos estimados entre 64 km/h e 116 km/h e, normalmente, provocam destelhamentos pontuais, queda de galhos de árvores e danos leves a estruturas, como placas e outdoors, sem causar destruição estrutural severa e com duração bastante curta.
Um vídeo de câmera de segurança divulgado nas redes sociais mostra o momento exato em que o telhado de uma residência é arrancado pela força do vento, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, durante a tarde de sábado.
Nas imagens, duas pessoas que estavam no terreno tentam se abrigar próximo a veículos, quando uma rajada intensa atinge o imóvel e lança completamente a cobertura ao chão. Toda a ação dura menos de 10 segundos.
Segundo o Simepar, os dados de radar registrados no momento da ocorrência confirmam as características típicas de um tornado de categoria F0, reforçando a avaliação técnica dos especialistas. O órgão destaca que fenômenos desse tipo podem ocorrer de forma localizada e repentina, especialmente durante condições atmosféricas instáveis.
Redação Guia São Miguel com informações da Catve.com
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
