Município de São Miguel do Iguaçu registra avanço na cobertura vacinal de crianças menores de dois anos
13/02/2026 São Miguel do Iguaçu

Após um período marcado por baixas coberturas vacinais em todo o país, o Município de São Miguel do Iguaçu vem apresentando avanços significativos na vacinação da população, com resultados expressivos na cobertura de crianças menores de dois anos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esses resultados refletem o comprometimento das equipes de saúde e da população, que compreendeu a importância da imunização. “O bom desempenho é fruto de um trabalho contínuo de busca ativa, ampliação de horários de atendimento, ações educativas e acompanhamento sistemático das cadernetas de vacinação”, destacou a secretária Fernanda Moreira Prestes. Ela ressaltou ainda que, quando identificadas vacinas em atraso, as equipes entram em contato direto com os responsáveis, garantindo que nenhuma criança fique desprotegida.

A vacinação nos primeiros dois anos de vida é essencial para proteger contra doenças graves, como poliomielite, sarampo, coqueluche, meningite, hepatites e outras infecções que podem causar complicações severas. Manter o calendário vacinal atualizado é uma das medidas mais eficazes de saúde pública.

Conforme dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), referentes às doses aplicadas no ano de 2025, o Município alcançou os seguintes índices:

Ao nascer:
– BCG – 111,36%
– Hepatite B (<30 dias) – 130,40%

Menores de 1 ano de idade
– Febre Amarela – 80,11%
– Pólio Injetável (VIP) – 101,42%
– Pnemo 10 – 101,42%
– Meningo C – 107,39%
– Penta (DTP/ Hep B/ Hib) – 101,99%
– Rotavíros – 98,58%

1 ano de idade
– Hepatite A infantil – 105,11%
– DTP (1º reforço) – 101,42%
– Tríplice Viral 1º dose – 106,67%
– Tríplice Viral 2º dose – 104,55%
– Pnemo 10 (1º Reforço) – 101,42%
– Pólio Injetável (VIP)(reforço) – 104,83%
– Varicela – 107,39%
– Meningocócica Conjugada (1ºreforço) – 106,53%

Segundo a secretária, a meta vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% para a maioria das vacinas, sendo 90% para BCG e rotavírus. “Observamos que ficamos com um ótimo desempenho. Sendo fruto de um trabalho em equipe e uma gestão participativa”, enfatizou.

Outro fator que contribuiu para os bons resultados foi a integração entre agentes comunitários de saúde e unidades básicas de saúde, fortalecendo o vínculo com as famílias e facilitando o acesso às informações. Campanhas de vacinação, dias D e ações em parceria com CMEIs e escolas também ajudaram a ampliar a cobertura.

Os dados de cobertura vacinal podem ser consultados publicamente por meio do Painel de Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde, ferramenta oficial que reúne e atualiza os indicadores de imunização de todos os municípios brasileiros, garantindo transparência e acompanhamento dos resultados.

A Secretaria de Saúde reforça que as vacinas são seguras, gratuitas e estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. “Pais e responsáveis devem apresentar a caderneta da criança para conferência e atualização das doses necessárias, garantindo a proteção completa das crianças”, reforçou Fernanda.

O município segue monitorando os indicadores e investindo em estratégias para manter e ampliar os níveis de cobertura, garantindo mais proteção, qualidade de vida e desenvolvimento saudável para as crianças de São Miguel do Iguaçu.

Redação Guia São Miguel com informações da assessoria

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades:  https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * * 

Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
 

 
    MAIS NOTÍCIAS
      PARCEIROS