A quinta-feira será marcada pela redução das instabilidades atmosféricas em relação aos últimos dias no Paraná. Apesar do cenário mais estável, a combinação entre a umidade remanescente e o aquecimento ao longo do dia ainda favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas em algumas regiões. De modo geral, os eventos previstos devem ser de curta duração, com baixos acumulados e impacto pouco significativo para a população.
O principal destaque do dia fica por conta do calor intenso, especialmente na faixa oeste do estado, onde as temperaturas máximas devem superar com facilidade os 35 °C durante a tarde. O tempo abafado reforça a sensação de calor e contribui para a formação pontual de nuvens carregadas.
Já na sexta-feira, o cenário muda novamente com a intensificação das instabilidades atmosféricas no Paraná. A condição ocorre em razão da atuação de um sistema de baixa pressão sobre países vizinhos, aliado à circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, fatores que favorecem a organização de áreas de instabilidade.
Além disso, o calor segue predominando em todo o estado, com temperaturas acima dos 30 °C na maioria das cidades. A partir da tarde, a combinação entre calor e umidade deve provocar a formação de áreas e linhas de instabilidade, com potencial para tempestades acompanhadas de chuva expressiva, descargas elétricas e rajadas de vento fortes.
A recomendação é que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e mantenha atenção especial no período da tarde e noite de sexta-feira, quando há maior risco para ocorrências relacionadas ao tempo severo.
Redação Guia São Miguel com informações do Simepar
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
