Na segunda-feira, 23, uma equipe pertencente à 5 ª Cia de Polícia Ambiental Força Verde, durante patrulhamento de rotina no bairro Jardim Padovani, município de Cascavel, avistou algumas gaiolas penduradas no telhado de uma residência.
Ao verificar se existia a documentação necessária para se obter os pássaros silvestres que estavam no local, foi constatado que o responsável não possuía o registro de criador autorizado. No local havia várias espécies de pássaros silvestres, dentre eles, o "Curió", espécie ameaçada em extinção no Estado do Paraná, pela Lista Vermelha do IP.
O proprietário da residência e responsável pelos pássaros foi encaminhado ao Fórum do município de Cascavel para lavratura do Termo Circunstanciado pelo crime descrito no Art. 29 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98.
Também nessa mesma data, na comunidade de Alto Bom Retiro, município de Cascavel, durante patrulhamento de rotina uma equipe pertencente à 5 ª Cia de Polícia Ambiental Força Verde, constatou um desmate totalizando 106 hectares (ha) de vegetação nativa secundária, em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica.
O responsável pela área e autor do fato, recebeu voz de prisão e foi encaminhado a 15 ª SDP em Cascavel a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis. O mesmo também foi oficializado ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
Fonte: Guia SMI com informações PMA
