No último sábado (18), durante abordagem no âmbito da Operação Fronteira Integrada, servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força nacional apreenderam grande quantidade de medicamentos na Ponte Internacional da Amizade.
Por volta das 12h50, a equipe de fiscalização deu ordem de parada a um moto-táxi, ocupado por dois homens, ambos de nacionalidade paraguaia, seguindo em direção ao Brasil. Inicialmente foi realizada uma rápida verificação na cintura do piloto da motocicleta, não sendo identificado nenhuma irregularidade. Ato contínuo, foi solicitado a este que que estacionasse o veículo em local apropriado para fiscalização. O passageiro, que encontrava-se bastante nervoso e alterado, foi encontrada uma sacola a qual escondia grande quantidade de medicamentos, em sua maioria abortivos, para disfunção erétil e anabolizantes diversos. O piloto aproveitou-se da tensão provocada pela descoberta de medicamentos em posse do passageiro e evadiu-se com a motocicleta, em direção a Foz do Iguaçu/PR.
O passageiro não portava nenhum documento de identificação e alegou que a sacola com os medicamentos pertencia ao indivíduo que fugiu. Os medicamentos, que totalizaram cerca de 13 mil unidades entre ampolas e comprimidos, foram avaliados em R$ 20 mil e encaminhados, juntamente com o passageiro, para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para os procedimentos cabíveis.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.
Fonte: Receita Federal
