O DIMABEL (Direção de Material Bélico) do Paraguai suspendeu a importação de armas em todo o país e iniciou uma auditoria interna onde se pretende realizar um inventário e segundo o diretor da instituição General Enrique Caballero "agora todos são suspeitos, todos os importadores estão na mira do DIMABEL". Ainda no documento assinado pelo diretor da instituição, que proibiu as empresas cadastradas importarem armas e que tal evento não tem nada a ver com as medidas tomadas pelos Estados Unidos.
"Estamos adaptando um software para podermos saber com precisão sobre os dados e trabalharmos em conjunto com a Policia Nacional do Paraguai, bem como com a Policia Federal do Brasil" para analisarmos em conjunto quais empresas estariam vendo armas com destino ao Brasil.
Atualmente 6 (seis) empresas já estão proibidas de vender armas, porem existem uma contradição nos fatos pois na imprensa brasileira teriam noticiado que os Estados Unidos teriam proibido a exportação de armas para o Paraguai e isso não é verdade, onde a embaixada americana já se manifestou que estão apenas avaliando a possibilidade da proibição.
Fonte: Tribuna Popular
