Em atendimento a solicitação do escritório da Itaipu Binacional em Santa Helena e com o objetivo de coibir ilícitos e manter preservada a área de reserva ambiental do Lago de Itaipu, foi realizado o fechamento de portos clandestinos no município de Marechal Cândido Rondon, no distrito de Porto Mendes.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental que acompanha o trabalho, num primeiro momento foram fechados quatro portos, sendo também encontradas e apreendidas, quatro bolsas com redes de pesca de malhas diversas, as quais totalizaram 500 metros e um casco de tatu. Ainda foi destruída uma embarcação.
Em consonância também foi realizado patrulhamento aquático, na mesma região dos portos, onde foi destruído um acampamento clandestino e apreendido 800 metros de espinhel sem lacre de identificação.
Todo material foi apreendido e encaminhado ao almoxarifado do 4° Pelotão de Polícia Ambiental de Santa Helena.
O trabalho de fechamento de portos clandestinos nas margens do Lago de Itaipu, está acontecendo em toda a área de preservação ambiental e o total já se aproxima dos 100 quilômetros de estradas que davam acesso ao lago, que foram destruídas.
Fonte: Correio do Lago
