Nesta quinta-feira (26), no âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional resultou na apreensão de carregadores de calibre 9mm ocultos em meio aos eletrônicos.
A ação ocorreu por volta das 7h, quando uma Van de turismo brasileira foi abordada ao atravessar a Aduana sentido Brasil. O veículo estava ocupado pelo condutor e apenas um passageiro de 21 anos. De início foi possível observar que havia grande quantidade de mercadorias no interior da Van. Iniciou-se então uma fiscalização minuciosa nas mercadorias e também nos pertences do viajante, que acabou por revelar a presença de cinco carregadores para munições de calibre 9mm, ocultos dentro de três caixas embaixo de alguns eletrônicos.
As demais mercadorias que estavam na Van eram em sua maioria eletrônicos e contabilizaram aproximadamente R$ 77 mil. O jovem informou que não sabia da existência dos carregadores e que iria apenas realizar o transporte em troca de R$30. Diante dos fatos as mercadorias foram apreendidas; já o jovem foi preso e encaminhado junto aos carregadores à Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu para os procedimentos cabíveis legais.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.
Fonte: RF - Receita Federal
