A Operação Coesão, desencadeada pelo Batalhão de Fronteira no início de julho deste ano, apresentou resultados bastante satisfatórios. De acordo com o BPFron, as ações desencadeadas visavam o combate aos crimes transfronteiriços, como o tráfico de drogas e armas e contrabando.
As apreensões de cigarros contrabandeados do Paraguai, apresentou aumento de 700%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2017 foram apreendidos 23.579 pacotes de cigarros contrabandeados contra 178.755 neste ano durante a Operação Coesão.
A operação foi desenvolvida em toda a área de atuação do BPFron que atua em 139 municípios nas regiões oeste e sudoeste, em um percentual territorial de 33% do Estado do Paraná. Foram efetuados bloqueios em pontos estratégicos, abordagens a ônibus e demais veículos. Por água, o trabalho também foi desenvolvido através do Pelotão C.O.B.R.A. - Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática do BPFron, em toda a extensão do lago de Itaipu, sendo 170 km de lago onde foi realizado o patrulhamento aquático. Também foi empregado o Pelotão de Operações com Cães do BPFron além da R.O.C.A.M. - Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas.
Fonte: Correio do Lago
