Após o desastre que aconteceu em Brumadinho MG os alertas sobre as barragens existentes em todo o mundo geraram alertas, no Paraná onde mais de 500 barragens já foram identificadas ações já estão sendo tomadas para a verificação e fiscalização.
Durante a tarde desta terça-feira (29) o secretário interino da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo Everton Luiz da Costa Souza falou com a imprensa sobre as ações que serão desenvolvidas.
De acordo com Everton das 500 barragens já identificadas apenas uma está com risco de rompimento. Ela fica em Imbituva. Esta barragem é de captação de água e uma equipe já está indo para local verificar a situação da estrutura. O Secretário relato que esse risco é real, pois a barragem é feita de pneus e solo compactado por isso se torna mais frágil e merece uma investigação compactada. No entanto outras 60 barragens também serão verificadas pelo Instituto das Águas, mas não há riscos à população.
Questionado sobre a barragem de Cascavel, o secretário relatou não saber detalhes e diz não foi avaliada pelo Instituto das Águas.
Das 500 barragens já localizadas apenas 3 são de minérios, as outras são de água.
Para finalizar, Everton relatou que estima um prazo de aproximadamente 15 dias para terminar todos os levantamentos referentes as barragens. Depois disso potencializar as ações e realizar trabalhos em campo juntamente com outros órgãos.
O Diretor do Simepar, Eduardo Alvim Leite também falou sobre as ações de monitoramento ambiental que estão sendo desenvolvidas para que a fiscalização seja feita com mais rigor.
Além de usar satélites de alta resolução aliada a inteligência artificial o intuito e manter a fiscalização em loco. Esse trabalho será feito com auxílio de fiscais em um sistema de checklist
Para finalizar, Eduardo, afirmou que o Paraná está ciente de suas responsabilidades de olhar suas estruturas e fazer uma gestão de riscos.
Fonte: CATVE
