A região de Foz do Iguaçu é alvo de mais uma operações deflagradas pelo Exercito Brasileiro. Neste final de semana, o Ministério da Defesa deflagrou no domingo 24 de março de 2019, a Operação Fronteira Sul I, que vai aumentar o combate aos delitos nas fronteiras do Brasil com a Argentina, Bolívia e Paraguai.
A Operação Fronteira Sul I integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteira, instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016. As ações, que na região de Foz do Iguaçu são coordenadas pelo efetivo da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada Brigada Guarani, de Cascavel, que busca o fortalecimento da prevenção do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços.
A iniciativa, de acordo com o decreto, consiste em uma atuação integrada e coordenada das Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública, Órgãos de Inteligência e Secretaria da Receita Federal do Brasil. O programa vai integrar e articular ações federais com estados e municípios situados na faixa de fronteira da Argentina, Paraguai e Bolívia.
Fonte: Tribuna Popular
