A Operação Ágata que contou com a participação do BPFron (Batalhão de Fronteira) apresenta os resultados obtidos nos dias de ações.
O objetivo da operação desencadeada pelo Exército Brasileiro em conjunto com demais órgãos de segurança e fiscalização foi de reduzir as ações do crime organizado na faixa de fronteira, como: crimes de tráfico de drogas, armas, munições, receptação de veículos e demais ilícitos.
Durante as ações foram mais de 1, 2 mil pessoas abordadas, 15 encaminhadas, um adolescente apreendido. Além disso, armas, drogas, carros furtados foram apreendidos durante as ações.
As ações de combate a crimes transfronteiriços foram desenvolvidas na área de atuação do Batalhão, contemplando os 139 municípios da região Oeste e Sudoeste do Estado.
Todo o efetivo do Batalhão foi empregado na operação através do Pelotão Cobra (Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática), Rocam (Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas, Pelotão de Operações com Cães), além do efetivo das três companhias do Batalhão subdivididos em Pelotões, em ação coordenada e controlada pelo Cicm (Centro Integrado de Comando E Controle Móvel).
O Batalhão de Operações Aéreas com os trabalhos realizados pelo Falcão 01 ajudaram no desempenho das ações.
Confira os resultados da Operação até agora:
1.216 pessoas abordadas
15 pessoas encaminhadas
1 arma de fogo apreendida
2 mandados de prisão cumpridos
441 veículos abordados
7 veículos apreendidos/retidos
1 veículo recuperado
12,359 kg maconha
3 plantas de maconha
0,005 kg crack
0,005 kg cocaína
1 balança de precisão
4.203 pacotes cigarros
69 volumes de mercadorias
32 pneus
3 cargas de narguilé avaliado em R$ 260 mil apreendidos deste tipo de contrabando.
Fonte: CATVE
