Polícia Civil alerta sobre o “Golpe do WhatsApp”; vítima perdeu cerca de 2 mil reais em Santa Helena
08/05/2019 Santa Helena

Um golpe envolvendo o aplicativo WhatsApp foi registrado nesta terça-feira (7) em Santa Helena. A Polícia Civil alerta a população pois um morador de Santa Helena já foi vítima dos golpistas e perdeu cerca de R$ 2.000,00.

Segundo a polícia, a operação se dá a partir da clonagem do chip de telefonia celular pelos criminosos. O golpe está sendo aplicado a partir de anúncios feitos na internet.

No caso registrado em Santa Helena, a vítima realizou uma postagem vendendo um objeto no site OLX. Os criminosos visualizam a publicação e através do número de contato da vítima para possíveis compradores, os golpistas entram em contato se passando por funcionários da empresa online, solicitando que a vítima enviasse um código do WhatsApp, que permitia o acesso dos criminosos ao aplicativo.

A partir daí a vítima perde sua conta no WhatsApp e os golpistas tem acesso às conversas e grupos. Com a conta em mãos, os criminosos pedem para que um dos contatos envie uma certa quantia em dinheiro em uma outra conta, pois segundo o golpista, ele está adquirindo algum objeto e necessita de um certo valor para finalizar a compra.

Sem desconfiar que a conta do amigo ou familiar foi clonada, a vítima deposita o valor solicitado e acaba caindo no “Golpe do WhatsApp”.

Orientação da Polícia Civil

Conforme o investigador de Polícia Civil, Adriano Michiyori, antes de realizar qualquer transação bancária, a pessoa deve entrar imediatamente em contato com o solicitante através de uma ligação ou pessoalmente. É importante frisar que a vítima em nenhuma forma deve fazer uma chamada via WhatsApp.

Ao atender a ligação, procure ouvir atentamente a voz do outro lado da linha para identificar se realmente o solicitante é seu conhecido.

Fonte: Correio do Lago

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS