No último sábado, 04 de janeiro de 2020, no âmbito da Operação Hórus, servidores da Receita Federal em conjunto com BPFRON e Força Nacional retiveram um ônibus na região do Jardim Central, em Foz do Iguaçu, carregado com mercadorias e eletrônicos de origem estrangeira.
O ônibus, com placas de Terra Roxa/PR, foi abordado no final da tarde, em frente a uma residência, enquanto era carregado com cigarros e outros produtos de origem paraguaia. Diante da grande quantidade de mercadorias estrangeiras encontradas em seu interior, caracterizando destinação comercial, o ônibus foi retido, lacrado e encaminhado para a Alfândega de Foz do Iguaçu para posterior verificação.
Ninguém foi preso, porém serão enviadas Representações Fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. Estima-se que as mercadorias cheguem a R$ 172 mil.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.
Esta iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Fonte: Tribuna Popular
