O município de Santa Helena confirmou na tarde de domingo (18), um caso positivo de sarampo, após muitos anos sem a doença. A paciente é uma jovem de 20 anos que veio de Curitiba com vários sintomas, que teriam sido confundidos, a princípio, com dengue. Após a segunda etapa de exame, feita fim do mês de janeiro o resultado foi positivo para o sarampo.
Segundo informado, neste momento, a paciente não apresenta nenhum sintoma, está curada. No entanto, sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa, que traz à tona a preocupação com outros casos que, porventura, possam surgir juntamente com doenças que acometem a população atualmente.
Portanto, recomenda-se que as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde estejam em dia. Segundo Rosangela Disarz, responsável pela Vigilância em saúde, “a paciente possuía apenas uma dose da vacina, quando deveria ter duas doses”.
Além disso, a profissional de saúde enfatiza a importância da vacinação: “este é o momento de verificar as questões de vacinas para que seja feita a leitura daquilo que é importante, dos cuidados que devemos ter com a saúde e que a vacina seja feita”.
Todas as pessoas devem verificar sua carteirinha de vacinação e regularizá-la. O sarampo pode matar!
Fonte: Correio do Lago
