O novo terminal de cargas de Foz do Iguaçu deverá ser construído, com recursos da Itaipu Binacional, no antigo Portal da Foz na região do Arroio do Leão. A estrutura, operada pela Receita Federal, vai interligar com a Perimetral Leste as aduanas do Paraguai e da Argentina com a BR-277.
No ano passado, quase 170 mil veículos com cargas passaram pelo porto seco local, o maior da América Latina, transportando aproximadamente US$ 4,6 bilhões.
A área do antigo Portal da Foz tem mais de 126,8 mil metros quadrados que pertencem ao município e iria abrigar, até a metade do ano passado, o complexo esportivo multiuso Pista de Arrancada das Cataratas de Foz do Iguaçu.
Com o pedido da Receita Federal para abrigar o porto seco, a estrutura foi realocada para próximo ao Lago de Itaipu, ao lado da Prainha de Três Lagoas.
De acordo com o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz), a Itaipu irá financiar o novo Porto Seco de Foz. O presidente Mario Camargo adiantou, no ano passado, que o melhor seria construir a estrutura já na saída da cidade, com acesso pela Perimetral Leste.
A via, de aproximadamente 15 quilômetros, será construída dentro do plano de obras da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, para retirar da área urbana de Foz do Iguaçu, o fluxo de caminhões e carretas que chegam ou saem da argentina.
Ambas as obras estão previstas para serem concluídas na primeira metade de 2022.
Ronildo Pimentel Gdia
Foto: Roger Meireles/ arquivo
