La Niña vai favorecer o antecipação do frio, chamando atenção para o milho safrinha
21/03/2021 Brasil

Às 6h38 de ontem, sábado (20), começou oficialmente o outono no Brasil. Nos próximos dias, todas as regiões do Brasil passarão pela fase de transição, que tem como característica uma redução nos volumes em todas as regiões.

De acordo com as informações de Ana Clara Marques, meteorologista da Climatempo, durante o mês de abril os sistema responsáveis pela formação de chuvas nesta época do ano, as frentes frias, devem se tornar menos frequentes.

Região Sul

A tendência, de acordo com a consultoria, é de chuva abaixo na média histórica a região Sul do Brasil. "Com menos precipitação, a tendência é de mais dias seguidos de tempo seco e mais calor que o normal para a época do ano. Apesar disso, as primeiras ondas de frio devem começar já no fim do mês", afirma previsão.

A partir do mês de maio, a redução nos sistemas de chuva deve ser ainda mais expressiva, novamente com previsão de volumes abaixo da média histórica. Também a partir de maio, a queda na temperatura passa a ser mais significativa, como é comum da estação.

Com a aproximação do Inverno, no mês de junho, os modelos meteorológicos mostram a chance de chuvas acima do normal para a faixa leste da região Sul. "Além disso, as massas de ar frio também deverão ser mais fortes e deixarão as temperaturas mais baixas, especialmente no Rio Grande do Sul", afirma.

Noticias Agrícolas

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS