Um teste desenvolvido no Paraná para detectar o novo coronavírus foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta semana. Ele é mais rápido, mais barato e pode ser usado no controle da pandemia.
O teste do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) foi desenvolvido em Curitiba, em quatro meses. O resultado fica pronto em 15 em minutos.
"Nós precisamos saber com rapidez, e o teste rápido antígeno tem potencial de 15 minutos depois que você faz o teste, você sabe se é positivo ou negativo e pode se isolar. Fazendo isso, a gente tem um impacto muito grande para a pandemia. Se a gente conseguir fazer isso, testar, isolar as pessoas, a gente consegue impedir a transmissão", disse Fabrício Marchini, gerente de desenvolvimento tecnológico do IBMP.
A produção comercial do teste do Instituto de Biologia Molecular do Paraná deve começar nas próximas semanas.
"Nós já perdemos 400 mil vidas no Brasil, já tivemos um prejuízo imenso, mas existem mais vidas que podem ser perdidas e mais prejuízo econômico. Então, a testagem em massa pode ajudar a minimizar os futuros prejuízos", afirmou o infectologista Renato Grinbaum.
G1 PR
Foto: Reprodução/RPC
