Novo grupo de alunos voltam às aulas presenciais, em Foz do Iguaçu, na segunda-feira (10)
08/05/2021 Foz do Iguaçu
Segundo a prefeitura, retorno das atividades nas escolas do município começou no dia 3 de maio; segundo grupo de estudantes da rede municipal passou por testes da Covid-19 nesta sexta-feira (7).

Um novo grupo de alunos da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, vai voltar às aulas presenciais na segunda-feira (10), conforme a prefeitura.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, mais de 100 alunos, que fazem parte desse grupo, passaram por testes da Covid-19 nesta sexta-feira (7).

As aulas presenciais na rede municipal foram retomadas no dia 3 de maio, em cinco escolas municipais, por meio do modelo de ensino híbrido e com rodízio. Na segunda-feira, será a segunda etapa do cronograma da secretaria.

A previsão da secretária de Educação, Maria Justina, é que outras cinco escolas sejam liberadas para receber os alunos a partir de 17 de maio.

"Na semana que vem nós temos uma reunião com o comitê de crise, vamos levar um levantamento, toda essa parte de acompanhamento que tivemos nessas duas semanas, para a gente retomar com mais escolas a partir do dia 17."
De acordo com a secretária de Educação, a primeira semana com as atividades presenciais foi boa. Nenhum profissional ou aluno testou positivo para a Covid-19 neste período.

"Tivemos algumas adequações que a gente fez na hora da alimentação, na entrada das unidades, então serviu, como nós tínhamos poucas unidades, para fazer esse acompanhamento de perto. Mas de uma forma geral está bem tranquilo, nós estamos bem contentes com o retorno."

A secretária informou ainda que não há data prevista para o retorno das aulas presenciais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

"Nós vamos pedir mais um pouquinho de paciência para essa próxima reunião com o comitê. A gente vai levar a sugestão de retomarmos com alguns CMEIs na etapa do infantil 5, iniciando a mesma coisa que nós fizemos com as escolas para, depois, progressivamente, aumentando o número de alunos atendidos."

O Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (Sinprefi) defende que as aulas presenciais sejam retomadas apenas depois da vacinação dos professores de Foz do Iguaçu.

A rede municipal conta com mais de 2 mil professores, conforme a secretária.

"Nossa opinião também é de que seria fundamental que tivesse vacina. Infelizmente nós ainda não recebemos. Nós temos, sim, uma sinalização do governo do estado, inclusive já colocou na mídia dizendo que vem as vacinas. Nesse momento, nós temos um número de 1.190 vacinas que vem para a 9ª Regional de Saúde, então a secretaria de saúde vai receber o montante para cada município, para distribuição para os professores", disse.

G1 PR
Foto: Zito Terres/RPC

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS