Para sanar dúvidas de nossos leitores vamos explicar como funciona o boletim informativo da covid-19 em São Miguel do Iguaçu.
Para isso pegamos o boletim divulgado pela secretaria de saúde no dia 19/05/2021, quarta feira.

O primeiro item são os atendimentos, neste caso com o número 36, significa que no dia 19/05, 36 pessoas procuraram o órgão competente com sintomas e foram atendidas pela equipe. O que é necessário entender aqui, que nem todas essas pessoas acabam passando pelo exame PCR e alguns casos são descartados após consulta.
O Segundo item que são os casos confirmados no dia, que no dia 19/05 tem o número 48, significa que neste dia 48 pessoas receberam o resultado do exame PCR e foram confirmadas com covid-19, mas não é a partir deste momento que se entra em quarentena. A quarentena começa a partir da suspeita no atendimento.
Isso nos leva ao terceiro item que são os casos suspeitos, no caso do boletim acima com o número 83, ele nos indica que 83 pessoas estão aguardando o resultado do exame que podem ou não serem confirmados como positivos.
Os casos ativos são as pessoas que foram confirmadas com a doença e estão em recuperação, neste caso, 208 pessoas se encontram nessa situação.
O item ‘Casos Confirmados’ traz o número de infectados desde o principio da pandemia no município, ou seja, o boletim acima aponta 2.670 pessoas. Já o item ‘recuperados’ aponta para 2.413 pessoas que estão recuperadas, este número também mostra o quadro desde o princípio da pandemia.
Para tirarmos a prova de que os números estão corretos é preciso pegar os casos confirmados (CC), diminuir pelo número de casos recuperados (CR), diminuir novamente pelo número de óbitos (O) e teremos ao final os casos ativos (CA).
A equação fica assim: CC - CR - O = CA
No caso do dia 19/05: 2.670 - 2.413 – 49 = 208
Os casos confirmados no dia não entram na conta por que já estão totalizados nos casos ativos, os atendimentos e casos suspeitos não entram na conta por que ainda não foram confirmados e aguardam exames.
A Prefeitura também disponibiliza um boletim detalhado sobre a covid, este do dia 19/05 pode ser acessado clicando aqui. Neste boletim você tem os números por bairros, localidades do interior, idade, sexo e o número de óbitos é detalhado com a idade, sexo e, em com ou sem comorbidades.
Subnotificação
Se o número oficial de pessoas que estão confirmadas com a covid impressiona, na realidade ele pode ser maior do que o indicado no boletim.
Isso porque a grande maioria dos casos são subnotificados, ou seja, ficam de fora das estatísticas oficiais. São pessoas que não fizeram o exame para a doença.
Segundo uma reportagem da BBC do dia 30/12/2020 a subnotificação no Brasil nos casos de óbitos era de 30%. Tanto os órgãos responsáveis como agências do governo também indicam a subnotificação, mas os números não são claros, nem da imprensa independente e nem das assessorias públicas.
Vamos para um exemplo prático:
Uma família com três pessoas onde todas tem os sintomas e uma apenas fez o PCR e deu resultado positivo, logo se presume, pelos sintomas, que as outras também estão infectadas. Isso acontece muito pela falta de exames. No boletim vai apontar uma, quando na realidade são três.
Editorial
Achamos que junto a esses dados disponibilizados pela secretaria de saúde poderiam constar mais alguns para dar maior clareza.
O número de descartados no dia e no período seria itens que poderiam estar disponíveis, assim como nos casos ativos poderia ser citado quantos estão em internamento, quantos estão em casa e quantos estão em leitos de UTI ou aguardando leitos.
