Faleceu hoje (24), às 11h10m, no Pronto Atendimento Municipal, Dimas Lemos Raycik com 94 anos de idade. O velório será realizado no paço municipal, amanhã das 07h às 11h.
Dona Dimas, como geralmente era chamada, chegou em São Miguel do Iguaçu em 14 de março de 1.952 quando a cidade ainda era a Vila Gaúcha pertencente a Foz do Iguaçu.
Dimas era natural de Araranguá/SC, filha de Marcos da Silva e de Ana Lemos da Silva, nasceu em 19 de agosto de 1.926. Casou-se em Criciúma/SC em 02 de outubro de 1.948 com Francisco Raycik e teve onze filhos: Gerlado Wilson, José Nelson, Narciso Antônio, João Carlos, Ângela Inêz, Luiz Francisco, Jorge Dilmar, Paulo Roberto, Lúcia Helena, Mário Cirineu e Marcos Cézar.
Católica, tinha como formação o curso complementarista e foi a primeira professora e catequista a residir em Gaúcha. Na época a igrejinha servia como escola, e onde também lecionavam, Adélia Smaha, que vinha de Foz do Iguaçu e João Rolim de Moura que residia em Medianeira.
A primeira escola foi construída mais tarde, na esquina das ruas Aurora e Rui Barbosa e se chamava Escola Rural Isolada de Foz do Iguaçu, que na épora era a sede do município.
Ensinando, Dimas Lemos Raycik, póde fazer o que gostava e viver feliz com a família na terra que juntamente com o esposo ajudou a desbravar e transformar no município que hoje é São Miguel do Iguaçu.
O Guia São Miguel presta condolências aos amigos e familiares e agradece nossa professora por tudo que fez pelo município.
Com informações do livro "São Miguel do Iguaçu, Estórias e Histórias".
