Na segunda-feira, (26/07) policiais militares do BPFRON - Batalhão de Polícia de Fronteira em ação conjunta com a Polícia Federal/NEPOM, realizavam patrulhamento na cidade de Foz do Iguaçu/PR, quando visualizaram a travessia de duas embarcações a remo fazendo a travessia do Paraguai para o Brasil.
Foi iniciado a aproximação da equipe policial, porém os contrabandistas ao perceberam a presença policial se evadiram em meio a mata existente, buscas foram feitas porém os fugitivos não foram encontrado tão pouco qualquer mercadoria relacionada ao contrabando, porém as margens do rio foi localizado as duas canoas a remo utilizadas pelos contrabandistas.
Diante dos fatos, as embarcações foram apreendidas e encaminhadas ao órgão competente para as providências cabíveis.
Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. nessa operação interagências equipes do BPFRON e demais Unidades da PMPR, Polícia Federal, PCPR, RECEITA FEDERAL, FNSP e EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.
As ações integradas dos órgãos de segurança pública federais e estaduais também fazem parte do PPIF - Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, coordenado pelo GSI - PR que busca integrar e articular ações de segurança pública, inteligência, controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira e divisas, incluídas suas águas interiores e costa marítima.
