O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu vai realizar um mutirão de limpeza em diversos bairros do município para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A ação ocorre em meio ao estado de alerta máximo, emitido após o registro de 788 casos de dengue, 39 casos de chikungunya e o aumento expressivo de focos do mosquito em residências e terrenos particulares.
Diante da situação crítica, o Município reforça que todos os moradores precisam fazer sua parte, adotando medidas imediatas de limpeza e eliminação de materiais que possam acumular água.
A realização do trabalho emergencial foi definida em reunião na manhã desta segunda-feira, 08, com a participação de todos os secretários municipais, convocados a mobilizar suas equipes. “A situação está preocupante. Não podemos deixar que se repita o cenário de 2023, quando faltavam leitos no Hospital Municipal para internar as vítimas da dengue. Precisamos agir o quanto antes”, destacou o prefeito Boaventura Motta.
Mutirão de limpeza – orientações à população
Durante o mutirão, as equipes municipais irão vistoriar os bairros e recolher materiais recicláveis descartados corretamente pelos moradores. Para colaborar, a população deve:
– Colocar todo material reciclável em sacos de lixo, devidamente fechados;
– Deixar os sacos na frente da residência no dia da passagem do caminhão;
– Remover e descartar objetos que acumulem água, como potes, baldes, garrafas, pneus, restos de construção, eletrodomésticos inutilizados e qualquer item que possa servir de criadouro.
O objetivo é limpar todos os terrenos e remover todo tipo de material que favoreça a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Atualmente, o principal foco do mosquito está em materiais recicláveis acumulados ou mal descartados nos lotes das residências.
Vistorias, notificações e risco de multa
O Governo Municipal reforça que, além do mutirão, as equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizarão vistorias nos imóveis. Os proprietários que mantiverem criadouros do mosquito ou não cumprirem as orientações de limpeza serão notificados e podem ser penalizados com multa, conforme prevê a Lei Municipal nº 2.130/2010, que estabelece responsabilidade do morador quanto à manutenção da higiene e prevenção de focos da dengue.
A medida é necessária para conter a situação emergencial vivida pelo município.
Cronograma do mutirão de limpeza
12/12 – Novo Mundo, Liberdade e Cataratas
15/12 – Santa Catarina e Centro (próximo a antiga Martinello)
16/12 – Jardim Social
17/12 – Paraguaçu
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o combate à dengue depende da união de esforços entre o poder público e a população. “Estamos em um momento extremamente delicado. Precisamos que cada morador faça a sua parte e elimine de imediato qualquer foco de água parada. Somente assim conseguiremos reduzir o avanço da doença”, ressaltou a secretária de Saúde, Fernanda Moreira Prestes.
Redação Guia São Miguel com informações da Assessoria.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
