Uma fiscalização de rotina na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, terminou com um desfecho nada comum na última sexta-feira (14). Por volta das 19h, servidores da Receita Federal apreenderam oito aves silvestres que eram transportadas em uma caixa de papelão por um passageiro de um táxi paraguaio.
No momento da abordagem, ainda não foi possível identificar com precisão as espécies dos animais. Existe a possibilidade de que sejam papagaios ou araras, mas a identificação deverá ser realizada posteriormente pelos órgãos responsáveis.
Até aí, a ocorrência seguia como tantas outras fiscalizações envolvendo o transporte irregular de animais. O detalhe é que, durante o procedimento, uma das aves acabou nascendo, tornando a apreensão ainda mais inusitada.
O responsável pelo transporte informou aos servidores que as aves seriam entregues na região da Vila Portes, nas proximidades da Ponte da Amizade. Segundo o relato, ele receberia R$ 200 pelo serviço de transporte.
Diante da situação, o homem foi preso em flagrante e encaminhado para os procedimentos legais.
Após a apreensão, os animais foram encaminhados ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, onde ficarão sob os cuidados da instituição.
A ocorrência reforça a importância da fiscalização no controle do transporte de animais silvestres, além de garantir que os exemplares apreendidos recebam atendimento e cuidados adequados.
E, em uma história que já seria curiosa apenas pela apreensão, a natureza resolveu acrescentar seu próprio capítulo: a fiscalização começou com aves sendo transportadas em uma caixa e terminou com um novo passarinho chegando ao mundo justamente durante a abordagem.
Redação Guia São Miguel
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
