O município de São Miguel do Iguaçu vai receber nesta semana, entre os dias 27 e 30 de outubro, a Carreta da Inovação, projeto itinerante que oferece à população experiências gratuitas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. A vinda da estrutura é resultado de uma parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Governo do Estado do Paraná.
A estrutura ficará instalada na Rua Coberta Addy Cavalca, com atendimento das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, durante os quatro dias. A programação é aberta à comunidade e oferece oportunidades de aprendizado e interação com diferentes recursos tecnológicos.
Entre as atrações disponíveis estão óculos de realidade virtual, videogames Nintendo Switch, notebooks conectados à internet via satélite Starlink, impressoras 3D e máquinas de corte a laser (CNC). Os visitantes poderão conhecer essas tecnologias e acompanhar demonstrações de equipamentos utilizados em diferentes áreas do conhecimento e do mercado de trabalho.
A Carreta da Inovação é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, com o objetivo de ampliar o acesso da população às novas tecnologias, estimular a criatividade e despertar o interesse pela ciência, inovação e empreendedorismo.
Adaptada para funcionar como uma sala de aula itinerante, a estrutura conta com equipamentos e espaços preparados para atividades educativas, aproximando crianças, jovens e adultos de ferramentas que fazem parte da transformação digital.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valcir Teixeira, destacou a importância de proporcionar à população o contato direto com essas tecnologias. “Muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de experimentar a realidade virtual ou conhecer de perto o funcionamento de uma impressora 3D. A Carreta da Inovação traz essas experiências para o nosso município de forma gratuita e acessível. Queremos convidar especialmente os estudantes e suas famílias para aproveitarem essa oportunidade de conhecer novas ferramentas, despertar a curiosidade e descobrir possibilidades que a tecnologia oferece”, ressaltou.
Redação Guia São Miguel
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
