PF deflagrou, na data de hoje, 31/08/2022, a Operação Tripa*, para desarticular grupo especializado no tráfico internacional de drogas. As informações são da Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
Cerca de 60 policiais federais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva nas cidades de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Pato Bragado e Sinop no Mato Grosso.
A investigação foi iniciada em maio de 2021, a partir de apreensões de cargas de maconha, oriundas do Paraguai e destinadas principalmente aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.
Durante a investigação, verificou-se que o grupo estaria relacionado com, ao menos, 5 ocorrências de tráfico internacional de drogas.
Nessas ocorrências, foram presos 12 pessoas e apreendidas pouco mais de 20 toneladas de maconha, além de caminhões utilizados para transporte das drogas e cerca de R$ 100.000,00 em espécie, dinheiro esse supostamente obtido com a venda de drogas.
Alguns investigados possuem empresas de beneficiamento de tripas animais na região oeste paranaense e supostamente se utilizam dessas empresas para exercer a traficância.
Além da prisão dos líderes do grupo , foram sequestrados dinheiro, veículos e imóveis dos investigados e de empresas em nome deles e em nome de “laranjas”, bens esses supostamente obtidos em razão das práticas criminosas ou utilizados para tráfico de drogas.
Os investigados supostamente cometeram os crimes de tráfico internacional de drogas e de associação para o tráfico internacional. Se condenados, poderão receber penas de até 41 anos de prisão.
A Operação resultou em1 preso em flagrante por posse de 3 armas de fogo e munições e mais 1 preso em flagrante por posse de munições calibre 12
*O nome da operação faz referência ao modo utilizado, pelo grupo, de transporte de grandes quantidades de maconha em meio a cargas de tripas animais, de modo a tentar ludibriar fiscalização das forças policiais.