O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 28, o 4º encontro do programa ‘Protocolo de Atenção Básica à Saúde da Gestante’, que tem por objetivo proporcionar uma rede de atenção a todas as necessidades de saúde da mulher.
Este quarto encontro contou com a participação da fonoaudióloga Thais Anizeli de Faveri, que falou sobre os testes da orelhinha e linguinha. “O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua. O teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição”, informou Thais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O município de São Miguel do Iguaçu conta hoje com 202 gestantes, segundo levantamento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde. A coordenadora e enfermeira do programa, Marizete da Silva Nunes Ortiz, diz que a experiência está sendo boa. “Esse ano estamos iniciando o trabalho e é uma experiência nova, por isso, temos muito a evoluir”, observou.
A obstetra Tainã Maria Durans Brito Tochetto, médica do programa, contou que é importante a interação entre as gestantes nesse que é um momento único e especial na vida delas. “Estamos falando sobre vários temas importantes nesse grupo e precisamos de uma participação efetiva das gestantes”, salientou.
Para a Secretária de Saúde Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, a intenção do programa é abranger todas as gestantes do município. “Dessa forma, vamos acompanhar de perto o desenvolvimento da gravidez para que tudo corra bem”, destacou.
O 5º encontro do grupo será no dia 26 de julho, às 09h00, na sala ao lado da Unidade de Saúde Central. A fisioterapeuta Lais Amparado F. Farias vai demonstrar exercícios de preparação para o parto.
Fonte: Assessoria