Na manhã desta sexta-feira, 21, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma importante palestra no plenário da Câmara Municipal, destinada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). As informações são da Assessoria.
O tema central foi "Instrutivo para identificação de sinais e sintomas de saúde mental" e contou com a presença da psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde, Alessandra Elisa Gromowski.
Ampliando a atuação dos ACS
Durante a palestra, a psicóloga ressaltou que os Agentes Comunitários de Saúde têm a importante atribuição de identificar casos suspeitos de doenças e agravos, encaminhando os usuários para a unidade de saúde de referência.
O objetivo do evento foi ampliar o olhar desses profissionais na identificação de sinais e sintomas em saúde mental em suas áreas de atuação, qualificando suas atividades e fortalecendo o acesso e vinculação dos usuários aos serviços da Rede de Atenção à Saúde e da Linha de Cuidado em Saúde Mental.
Implantação de uma nova saúde mental no município
O diretor da Vigilância Sanitária e da Saúde Básica em Saúde, Djonathan Adamante, destacou que essa palestra faz parte de uma etapa no processo de implantação de uma nova saúde mental no município, com a reestruturação e organização da rede por níveis de atenção.
Para Talini Trich, psicóloga da Equipe Multiprofissional, os agentes comunitários de saúde são fundamentais, pois são o primeiro contato com os pacientes e o conhecimento adquirido na palestra é de grande importância para o desempenho de suas atividades.
Superando desafios e tabus
Angélica Maria May, Agente Comunitária de Saúde, relatou que em suas visitas às famílias depara-se com diversas situações relacionadas à saúde mental e destacou a importância de superar tabus e aumentar o conhecimento sobre o assunto.
A Secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, ressaltou que essa capacitação é uma atividade constante e reconheceu e parabenizou o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que são essenciais na linha de frente do atendimento aos pacientes.
A iniciativa demonstra o compromisso do Governo Municipal em proporcionar melhorias na área da saúde mental e qualificar os profissionais responsáveis pelo atendimento à população em São Miguel do Iguaçu.