No Dia do Caminhoneiro, 71% dos motoristas não se veem na profissão na próxima década
25/07/2023 Brasil
Por outro lado, pesquisa elaborada pelo Clube da Estrada, que completa dez anos em 25 de julho, mostra que 85,7% acreditam nos avanços tecnológicos como potencializadores do trabalho nas Estradas

Propondo um olhar para o retrovisor e outro para o para-brisa da boleia, o Clube da Estrada elaborou uma pesquisa, durante o mês de junho, em comemoração aos dez anos de atividades como maior plataforma de relacionamento e acolhimento aos motoristas do Brasil.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP 

Se por um lado 77% dos mais de 500 Caminhoneiros respondentes apontam que a Tecnologia foi responsável pelas principais melhorias das Estradas na última década, 71% não se veem exercendo a profissão nos próximos dez anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Thomas Gautier, CEO do Freto, logtech responsável pela administração do Clube da Estrada, os resultados da pesquisa são importantes para toda a cadeia logística entender qual será a próxima Revolução das Estradas. "Se a grande maioria dos caminhoneiros já entende que aplicativos de frete e outras tecnologias são grandes aliados no seu dia a dia, ainda temos que percorrer muitos quilômetros para convencê-los de que essa profissão pode trazer satisfação. Para os próximos dez anos, governo e iniciativa privada precisam melhorar a vida dos protagonistas das rodovias, movimentando sonhos, carreiras, pessoas, famílias. Melhorando o dia a dia desses 2,4 milhões de profissionais. É o que chamo de Humanologística."

Corroborando a posição do executivo, em uma pergunta na qual os Caminhoneiros podiam escolher múltiplas alternativas, a grande maioria frisou que nos próximos dez anos é preciso melhorar a Segurança nas Estradas (78%), oferta de Pontos de Parada e Descanso (76%) e Infraestrutura (71,4%).

Esses critérios superaram aspectos como a Diminuição do Preço do Diesel (16%) e Aumento do Preço do Frete (20,5%). Outra pesquisa, realizada em 2022 pelo Clube da Estrada, apontou que, de 0 a 5, o Índice de Satisfação dos Caminhoneiros com a profissão está em 1,7.

Apesar de 69,6% dos caminhoneiros acreditarem que a profissão estará pior do que hoje daqui dez anos, 85,7% acreditam nos avanços tecnológicos como potencializadores do trabalho nas Estradas.

Confira o perfil do Caminhoneiro que participou da pesquisa:

- 77,5% são empregados de frota

- 52% têm entre 40 e 49 anos

- 99% são do sexo masculino

- 52,4% concluíram o segundo grau

- 71,6% ganham até cinco mil reais por mês

- 88,3% não possuem caminhão

- 49% dirigem profissionalmente há 6 a 10 anos

Sobre o Clube da Estrada

O Clube da Estrada, mantido pelo Freto, é a maior plataforma de relacionamento e cuidado com os Caminhoneiros no País. Desde a abertura da primeira unidade, há 10 anos, o Clube já recebeu mais de 1 milhão visitas de caminhoneiros em busca de cuidado e descanso, além de mais de 2 milhões de serviços prestados aos profissionais. São mais de 200 mil profissionais cadastrados sendo que, nas redes sociais, é acompanhado por mais de 700 mil seguidores. Com nota 9,8 de satisfação, atualmente, seu NPS (Net Promoter Score) é de 91.  

Site: https://www.clubedaestrada.com.br.

Sobre o Freto

Com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo Caminhoneiros, o Freto é a plataforma onde os melhores Caminhoneiros e as melhores cargas se encontram. Com processos 100% digitais, a logtech está mudando a forma de usar a Estrada para fazer negócios, criando uma relação ganha-ganha entre transportadores, embarcadores e motoristas. O encontro entre os melhores Caminhoneiros e as melhores cargas pode acontecer em até um minuto, permitindo ganhos de agilidade e redução dos custos operacionais. Desde a fundação, em 2018, até maio de 2023, a empresa movimentou mais de 100 milhões de toneladas na plataforma, correspondendo a mais de R$ 12 bilhões em fretes. Essas cargas são publicadas por grandes produtores de grãos, açúcar, siderúrgicas, laticínios, mineradoras, cimenteiras, papel e celulose, nutrição animal para mais de 180 mil motoristas ativos e qualificados.

Site da empresa: www.freto.com

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS