A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (22/07), a Operação “Sufrágio”, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre suposta prática de compra de votos no município de Itaipulândia, conduta tipificada no art. 299 do Código Eleitoral.
A apuração teve início a partir de denúncia recebida por canais oficiais da Polícia Federal, indicando que uma apoiadora de um então candidato a prefeito teria oferecido pagamentos semanais de R$ 70,00 a motoristas que exibissem propaganda eleitoral em seus veículos, sob justificativa de “ajuda de custo com combustível”, nas semanas que antecederam o pleito de 2024.
Conforme informou a Polícia Federal que segundo os elementos já reunidos, os encontros teriam ocorrido em uma associação local, com a presença de diversas pessoas, ocasião em que foram colhidos dados pessoais dos envolvidos. Áudios, vídeos e demais provas documentais obtidos durante a investigação apontam para a possível materialidade e autoria da prática ilícita.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, todos eles expedidos pela Justiça Eleitoral, abrangendo a residência da principal investigada, instalações da associação e em face de outras pessoas ligadas aos fatos. O objetivo é recolher celulares, computadores, mídias, documentos, anotações e listas que possam conter informações sobre eleitores, candidatos e repasses financeiros.
O crime de compra de votos prevê pena de reclusão de até quatro anos e multa. As investigações prosseguem, com o objetivo de esclarecer completamente os fatos e identificar todos os envolvidos.
Com informações da Polícia Federal.