Na manhã da última quinta-feira, 24 de julho, o Conselho Municipal de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu realizou a cerimônia de posse das novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em evento realizado na sala de reuniões do Paço Municipal Abel Bez Batti.
O conselho é composto por 24 membros — entre titulares e suplentes — que atuarão voluntariamente pelo período de três anos.
As conselheiras foram eleitas durante a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, realizada em junho, e têm como missão cooperar com órgãos governamentais e não governamentais na elaboração e acompanhamento de programas voltados à promoção da igualdade de gênero e ao fortalecimento da participação da mulher em diversas áreas, como saúde, educação, cultura, trabalho, assistência social e organização comunitária.
Durante a posse, Daniela de Mari Vitoski foi eleita presidente do CMDM, tendo como vice Graciela dos Santos Scheunemann. Em sua fala, Daniela reforçou a importância da atuação feminina nos espaços de decisão:“Aceitei esse desfio porque a mulher tem o papel de fazer a mudança, o acontecer e de colocar o empoderamento feminino na sociedade ”
A secretária de Assistência Social, Lenir da Silva Motta, agradeceu à diretoria anterior e desejou sucesso à nova gestão: “Parabenizo e agradeço as conselheiras que estavam à frente do conselho até então e faço votos de que a nova diretoria continue com esse trabalho muito importante”.
A ex-presidente Regina Mallmann relembrou que o conselho foi reativado nesta gestão municipal e agradeceu a colaboração das conselheiras. Já a vereadora e presidente da Câmara Municipal, Juliane Dandolini, destacou os desafios enfrentados no início e o atual reconhecimento do CMDM no município. “Tivemos dificuldades no início, mas com a união e a força de todas superamos os desafios e hoje o conselho é uma referência para São Miguel do Iguaçu.”
O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, também esteve presente e celebrou o avanço representado pela atuação do conselho. “Momento de inclusão porque todas as mulheres têm voz e vez nele. Parabéns a todas que fazem esse conselho ser uma diferença na sociedade.”
Confira a composição do CMDM:
Conselheiras Governamentais:
Conselheiras Não Governamentais:
Redação Guia São Miguel com informações da Assessoria.