As escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de São Miguel do Iguaçu retomaram, nesta segunda-feira (28), as atividades do segundo semestre do ano letivo de 2025. Cerca de 3.400 estudantes voltaram às salas de aula em um clima de alegria, reencontros e entusiasmo para aprender.
“Quero fazer bastante atividade e estava muito ansiosa para voltar”, comentou a aluna Maria Luiza Baram de Lima, da Escola Municipal Pequeno Príncipe, refletindo o sentimento de muitos colegas que retornaram às aulas.
As unidades escolares organizaram atividades de acolhimento para receber os alunos, além de orientações sobre a continuidade do ano letivo. “A vida está de volta às escolas com nossas crianças. Não faltaram muitos alunos nesta volta. A expectativa é de um semestre muito produtivo”, afirmou Lucia Amaral Salvador, diretora da Escola Municipal Pequeno Príncipe.
A secretária municipal de Educação, Solange Gamba, desejou um semestre abençoado e reforçou a importância da união entre escola, família e comunidade. “Que os profissionais, pais e alunos estejam comprometidos com o aprendizado dos nossos estudantes”, destacou.
Para garantir a segurança durante o retorno às aulas, a Guarda Municipal intensificou o patrulhamento nas proximidades das 13 escolas municipais e 06 CMEIs do município. A ação visa assegurar um ambiente tranquilo e seguro para alunos, pais e profissionais da educação.
“Nosso objetivo é oferecer um ambiente seguro tanto para as crianças quanto para os trabalhadores da Educação. Esse reforço no patrulhamento demonstra nosso compromisso em manter a ordem e prevenir situações de risco nos horários de entrada e saída das unidades escolares”, explicou o secretário de Segurança e Trânsito, Ricardo Magagnin.
Além do patrulhamento, a Guarda Municipal também realizou ações educativas com os pais e responsáveis, orientando sobre o transporte correto de crianças. “É fundamental que sejam levadas sempre no banco traseiro, utilizando cadeirinhas ou assentos de elevação conforme a idade. É proibido transportar crianças no colo ou sem cinto de segurança. Essas regras existem para salvar vidas”, alertou o secretário.
As aulas do segundo semestre seguem até o dia 18 de dezembro.