Fim do La Niña traz fevereiro com calor abafado e chuvas típicas de verão no Paraná
30/01/2026 Paraná
Simepar prevê clima mais regular, com temperaturas e volumes de chuva dentro da média histórica em todo o Estado

Com o enfraquecimento e a saída de cena do fenômeno La Niña, o mês de fevereiro de 2026 deve apresentar um clima mais estável no Paraná, marcado por tempo abafado e pancadas de chuva características do verão. A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que indica que tanto as temperaturas quanto o volume de chuvas devem permanecer dentro da média histórica para o período.

Historicamente, entre janeiro e fevereiro, o volume de chuvas no Estado apresenta uma leve redução, e as temperaturas ficam um pouco mais baixas. Ainda assim, o calor continua predominando. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, ao longo de janeiro o La Niña perdeu força e deve se dissipar completamente em fevereiro, reduzindo a irregularidade das chuvas observadas em dezembro e em parte de janeiro.

“Sem a influência deste fenômeno, não esperamos mais chuvas tão irregulares como as registradas anteriormente. Fevereiro segue com o padrão típico de verão, com calor e umidade favorecendo pancadas rápidas e isoladas”, explica Kneib.

O mês ainda será marcado pela atuação de massas de ar quente e úmido, responsáveis por chuvas fortes e de curta duração, geralmente entre a tarde e a noite. Em alguns casos, essas pancadas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e até queda de granizo. A tendência, conforme o Simepar, é de vários dias consecutivos com temperaturas elevadas, aumentando a sensação de abafamento quando a umidade do ar estiver alta.

Temperaturas pelo Estado

Em fevereiro, as temperaturas mais amenas costumam ser registradas nos Campos Gerais, Centro-Sul e Sul do Paraná, onde as mínimas variam entre 16°C e 18°C, e as máximas entre 26°C e 28°C. Já no Litoral, extremo Norte, Noroeste e Oeste, o calor é mais intenso, com mínimas acima de 20°C e máximas superiores a 30°C.

Nas demais regiões do Estado, as mínimas históricas ficam entre 18°C e 20°C, enquanto as máximas variam de 28°C a 30°C. A temperatura média de fevereiro é mais baixa nas áreas próximas a Curitiba e no Sul, entre 18°C e 20°C, enquanto no Litoral e no Noroeste pode alcançar 24°C a 26°C.

Chuvas: litoral lidera volumes

Em relação às chuvas, o Litoral do Paraná segue como a região com maiores acumulados históricos, a partir de 250 mm, podendo ultrapassar os 300 mm, especialmente em municípios como Antonina e Paranaguá. Na faixa de serra entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, os volumes variam entre 200 mm e 250 mm.

“Essa característica se deve à umidade vinda do oceano e à influência da Serra do Mar, que favorece a formação de chuvas mais abundantes”, destaca o meteorologista.

Por outro lado, as menores médias de precipitação em fevereiro são observadas em áreas próximas a Icaraíma, Querência do Norte, Cândido de Abreu e em uma faixa entre Curitiba, Cerro Azul e Doutor Ulysses, onde os volumes ficam entre 100 mm e 125 mm. No restante do Paraná, as médias históricas variam de 125 mm a 200 mm.

Com esse cenário, fevereiro deve manter o padrão clássico do verão paranaense: calor frequente, sensação de abafamento e chuvas rápidas, agora com maior regularidade climática após o fim do La Niña.

Redação Guia São Miguel com informações do Simepar
Foto: Arnaldo Neto/AEN

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades:  https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * * 

Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
 

 

 
    MAIS NOTÍCIAS
      PARCEIROS