Na tarde desta quinta-feira (19), na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional resultou na apreensão eletrônicos em fundo falso.
A abordagem ocorreu por volta das 15h e foi realizada a um táxi paraguaio, onde estavam o condutor e uma passageira brasileira. Ela possuía apenas um aparelho de vídeo game que estava dentro da cota de isenção permitida e não apresentava sinais de nervosismo. Na sequência, durante vistoria minuciosa no veículo, suspeitou-se do para-choques traseiro que parecia estar adulterado, diante disto ele foi desmontado e acabou por revelar um fundo falso, onde havia diversos eletrônicos ocultos. Os itens apreendidos eram, em sua maioria, HDs para vídeo games e totalizaram aproximadamente R$ 5 mil. O condutor assumiu ser o proprietário das mercadorias, contudo não forneceu informações sobre o destino que seria dado a elas.
O veículo foi apreendido e o taxista liberado, porém será enviada representação fiscal para fins penais ao Ministério Público para averiguação das irregularidades.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.
Fonte: Receita Federal (RF)
