A formação de um sistema de baixa pressão em superfície nas proximidades do Paraguai, associada ao escoamento em médios e altos níveis da atmosfera, mantém o tempo instável em todo o Paraná nesta segunda-feira.
O dia começou com maior cobertura de nuvens na maior parte do estado, enquanto a faixa sul — abrangendo as regiões Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste — registrou predomínio de céu aberto nas primeiras horas da manhã.
Nas áreas com maior nebulosidade, a combinação entre o aquecimento ao longo do dia e a elevada disponibilidade de umidade favorece a sensação de tempo abafado, além da possibilidade de chuva ocasional desde a madrugada. Com o avanço das horas, as condições atmosféricas tornam-se ainda mais propícias à formação de instabilidades.
A partir do período da tarde, as chuvas tendem a se intensificar e avançar também sobre a faixa sul do estado. Estão previstas pancadas isoladas acompanhadas de descargas elétricas, que pontualmente podem evoluir para tempestades localizadas, com chuva intensa, alta incidência de raios e fortes rajadas de vento.
As temperaturas máximas em todo o Paraná podem se aproximar dos 30 °C, com destaque para as regiões Oeste e Sudoeste, onde os termômetros podem ultrapassar essa marca, reforçando a sensação de calor e abafamento.
Para as próximas 48 horas, a previsão indica que, na terça-feira, o desprendimento de um sistema de baixa pressão próximo à costa do Paraná e do estado de São Paulo favorecerá novamente a formação de áreas de instabilidade.
As chuvas devem ocorrer de forma irregular, com chances elevadas para tempestades fortes e isoladas em diversas regiões.
As temperaturas máximas tendem a ficar mais amenas nas regiões centrais, sul e leste do estado. Já nas faixas norte e oeste do Paraná, os termômetros ainda devem registrar valores mais elevados, com máximas entre 28 °C e 30 °C.
As autoridades recomendam atenção às mudanças rápidas no tempo e aos alertas meteorológicos, especialmente em áreas suscetíveis a temporais.
Redação Guia São Miguel com informações do Simepar
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acompanhe todas as novidades: https://www.youtube.com/channel/UCLC6_3sqHgj5bKpfze7inlA?sub_confirmation=1 * *
Siga o Guia São Miguel no Whatsapp clicando aqui
